Queijo Canastra

De fabricação artesanal é um tipo de queijo minas que, na região Centro-Oeste tem o nome de Canastra. É produzido com o leite de vaca, tendo sabor diferenciado, obtido a partir dos pingos de água (soro) que escorrem do queijo ressecado com sal grosso, que são misturados ao leite da produção seguinte. Essa combinação dá sabor, textura e aroma ao queijo canastra. O queijo Canastra típico, que foi tombado pelo Iphan e é reconhecido como tal pelas associações de produtores da região, levando a denominação de “Queijo Minas Artesanal da Canastra”, além de ser feito nos municípios que compõem a região tem, como ingredientes obrigatórios, o leite de vaca, cru e integral, a cultura láctea natural (chamada “pingo”), o coalho e o sal.

Estância Capim Canastra

O primeiro queijo mineiro de leite cru premiado na França, medalha de prata entre 600 queijos participantes da competição Mondial du Fromage de Tours, França, em 2015.

Administrada pelo veterinário Guilherme Ferreira, que implantou em sua fazenda uma das mais modernas queijarias de leite cru do estado. A estrutura da Estância Capim Canastra vem aumentando, e já dispõe de cave, ambiente para recepção de convidados e vivência além de eventos, como o Festival de Balão da Canastra de 2017 e 2018.

Guilherme tem a ajuda do casal mestres-queijeiros Neila e Ednar na produção.

Da Fazenda saem 4 tipos de queijos diferentes, com maturações e apresentações distintas.

Pingo do Mula

A Fazenda São Tiago Batatas, propriedade da família de Antônio de Melo Almeida (Mula Véia) e de Paulo Henrique de Matos Almeida (Mula Nova), possui 39,5 hectares, com o rebanho composto por animais predominantemente das raças Girolando e Caracu. Ela está localizada na chegada a São Roque de Minas vindo de Piumhi, no km 02 à direita (km 04 da estrada São Roque de Minas – Silo de Armazenamento Coopercitrus).
Há 16 anos a família se dedica a produção do legítimo Queijo Minas Artesanal da Canastra buscando resgatar as verdadeiras origens da Região do Queijo da Canastra.

Queijaria Roça da Cidade

Visita completa à fazenda produtora de queijo canastra mais próxima do Parque Nacional e da cidade de São Roque de Minas. Uma oportunidade única de degustar e entender como é produzido o verdadeiro queijo canastra. A Roça da Cidade une tradição e modernidade num lugar de fácil acesso, com vista panorâmica da serra, e uma estrutura adaptada ao turismo. Durante a visita você receberá informações sobre a produção do queijo, poderá degustar diferentes produtos no local e, opcionalmente, comprar queijos para consumir em casa e compartilhar com a família e os amigos.

Fazenda Beira da Serra

A Fazenda Beira da Serra está situada à 2km de São Roque de Minas. Os produtores são o casal Flávia e Rafael que recebem os turistas para mostrar todo o processo de produção do queijo e experimentar a iguaria.

Fazenda do Zé Mário

Queijo produzido pelo Sr. José Baltazar, Dona Valdete e família. De produção pequena e demanda altíssima, o queijo do Zé Mário é o exemplo de como a produção artesanal pode alcançar alto valor agregado. Extensamente premiado, este queijo recebeu o reconhecimento do mercado consumidor como um queijo de excelência, atributo este precedido por competência, afinco, dedicação, vocação, história e muito trabalho.
Um pouco mais sobre Zé Mário - http://www.vendadomineiro.com.br/queijo-minas-artesanal-do-jose-mario/

Sítio Talismã

Queijo produzido pelo casal Antônio e Cida no Sítio Talismã, município de São Roque de Minas, região queijeira da Canastra. O queijo desta fazenda representa muito bem o canastra tradicionalmente produzido na região, juntamente com a produção de doces.

Fazenda São Bento – Queijo do Claudiano

Nova geração de produtores da Canastra, Andressa e Claudiano se destacam pela produção de um queijo de casca bem rústica e massa macia e cremosa. Eles são responsáveis pela produção de toda a fazenda, desde o pasto até a conformação final do queijo.

Fazenda Capão Grande

Produzido aos pés da Canastra e de uma mata preservada (capão grande), o casal Solange e Carlos Henrique são os responsáveis pela produção e administração da fazenda, cuja aconchegante sede se encontra a menos de 4 quilômetros da praça principal de São Roque de Minas. Visita obrigatória para os turistas!

Sítio Bela Vista – Queijo do Ivair

Queijo produzido pelo Ivair, Lúcia e família. O rebanho do Sítio Bela Vista se alimenta em um vale onde a umidade acentuada colabora no aparecimento do penicillium existente na natureza. Sob estas condições o mofo age com intensidade nos queijos, surgindo na casca em tons de amarelo, rosa e principalmente branco. Pra degustar com todos os sentidos, este queijo se destaca pela aparência, casca crocante e massa macia/cremosa (característica de queijos de casca rústica), fugindo do estereótipo do queijo amarelo de casca lisa. Ainda assim, um autêntico queijo mineiro de leite cru.

Fazenda Conquista – Queijo do Gilson

A Fazenda Conquista é uma fazenda produtora de Queijo Minas Artesanal, propriedade do Sr. Gilson Batista, especializada na produção de queijos artesanais. Aos pés da Serra da Canastra, situada à 6 km de São Roque de Minas sentido Piumhi vem encantando turistas de diversas partes do país, na busca de apreciar o famoso Queijo Canastra, que produzimos com carinho e dedicação.
Segundo especialistas, o sabor e a textura do produto também são influenciados pela temperatura e clima das serras mineiras, pelo pasto e alimentação adequada dos animais, pela maneira como o queijo é trabalhado manualmente e pelo conhecimento acumulado ao longo de 80 anos de produção familiar.
Na fazenda é proporcionado aos visitantes espaço para degustação estacionamento apropriado. e ainda comercialização de diversos produtos, tais como café gourmet, doces caseiros, artesanatos e o famoso Queijo Canastra.

Fazenda Capela Velha

Queijo produzido na Fazenda Capela Velha, em São Roque de Minas pelos produtores Guilherme e seu irmão Alexandre. Inspirados pelo avô Chico Heitor, que produzia queijos na época em que o chapadão do parque era usado como reserva de pasto para o rebanho, estes produtores são exemplo de como o queijo mineiro de leite cru tem grande potencial, pois pouco tempo depois de reiniciarem a produção voltada para a maturação foram agraciados com medalha de prata no Mondial du Fromage em Tours na França, em junho de 2017.

Sítio Nossa Senhora Aparecida – Queijo do Onésio

Produzido pelo Sr. Onésio, Dona Helenice e a filha do casal, Adriana. O queijo do Sítio Nossa Senhora Aparecida, localizado a poucos quilômetros da sede do município de São Roque de Minas, é altamente demandado pelo mercado. A propriedade da família fica no sopé da elevação rochosa que forma o “baú da canastra”. A queijaria moderna da família foi implantada em 2016, e é um exemplo de boas práticas e de capricho, o que reflete no queijo que vem de lá.
Esta família é exemplo de como a produção artesanal transforma a realidade de pequenos núcleos familiares. A cerca de 5 anos atrás o Sr. Onésio (que nunca interrompeu a produção de queijo artesanal, tradição de mais de 20 anos do sítio), tirava parte do sustento executando serviços “por dia”, fazendo empreitadas e obras para terceiros. Hoje, sua melhor obra é seu queijo maturado, de casca rústica bem característica e massa úmida/cremosa.
Vale ressaltar que este queijo é sempre lembrado por vários afinadores e lojistas como sinônimo de qualidade e sabor. Já se tornou um queijo “da prateleira de cima” dentre todos da Canastra. A visita na fazenda é sempre marcada pela simplicidade e pelo carinho da família, acompanhados de café quente e de quitutes feitos na cozinha da Dona Helenice.

Pousada Barcelos ltda - São Roque de Minas - MG - 37 3433 1216 / 37 988 480 014 - pousada@barcelos.tur.br